Cebolinha
A cebolinha sempre vai bem como tempero de pratos quentes como feijão e quiches e pode ser usada em saladas e sopas. Mas ela é muito confundida com a espécie asiática Allium fistulosum, conhecida popularmente como cebolinha-verde. A cebolinha é muito benéfica para a saúde, sendo rica em nutrientes, antioxidantes e pouco calórica.
A salsa é uma planta herbácea, condimentar e medicinal, utilizada desde a antiguidade e difundida em todas as áreas de clima temperado e subtropical. Ela forma pequenas touceiras, com longos ramos e folhas brilhantes, planas, divididas em folíolos também repartidos.
Orégano
O orégano é uma planta aromática muito utilizada para temperar os alimentos, principalmente pizzas, macarrão, saladas, peixes, carnes e molhos, já que confere um toque levemente apimentados e aromático às refeições. O orégano possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias.
O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É também conhecido pelo nome de "Rosmarinus" que lembra a denominação latina "ros marinus" - "rosa do mar". O chá é estimulante, antiespasmódico e ligeiramente diurético. Atua na dor de cabeça, cansaço físico e mental. Equilibra a pressão arterial. Problemas renais. Problemas digestivos.
Cenoura
A cenoura é uma raiz rica em vitamina A, além de conter sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio; carboidratos, vitaminas do complexo B e betacaroteno, substância que lhe confere a cor laranja-avermelhada. O betacaroteno é bom para a saúde dos olhos e da pele.
Chuchu
O chuchu se destaca por ser uma fonte de potássio vitaminas a, b, e c, e sais minerais como cálcio fósforo e ferro. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, o chuchu é uma alternativa para quem quer emagrecer. Além disso, sua composição com potássio ajuda a controlar o alto nível de pressão arterial.
Tomate cereja
O tomate cereja é uma excelente opção para quem deseja plantar em casa. O tomate cereja é um fruto apetitoso, leve e uma ótima alternativa para os períodos mais quentes. Muitos pensam que o tomate cereja é um legume ou uma verdura, porém, todas as variedades de tomates são consideradas frutos.
Alface
A alface é uma planta herbácea, com um caule diminuto ao qual se prendem as folhas. Estas são a parte comestível da planta e podem ser lisas ou crespas, fechando-se ou não na forma de uma "cabeça". A coloração das plantas pode variar do verde-amarelado até o verde escuro e também pode ser roxa, dependendo da cultivar. O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Rúcula
A rúcula é um vegetal verde escuro da mesma família do brócolis, repolho e outras hortaliças, possui um perfil nutricional bastante atrativo. Ela é fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina K e minerais como potássio, cálcio, ferro, manganês, magnésio, zinco e cobre. Por conter pouquíssimas calorias, a rúcula pode ser consumida à vontade. Além disso, suas folhas apresentam propriedades digestivas, diuréticas e são reconhecidas como um potente alimento na prevenção de doenças.
Couve
Caracterizada por possuir longas folhas comestíveis de formato ondulado, que podem ser encontradas em tons de verde claro, verde escuro e até mesmo verde azulado, com limbo de aspecto frisado ou crespo, as couves são cultivadas por serem consideradas um alimento altamente nutritivo e cheio de propriedades medicinais. Rica em vitamina A, B6, C, K e cheia de minerais como o cálcio e ferro. Ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma e bronquite.
Hortelã
A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Melissa
O chá de melissa é que ele apresenta um forte efeito calmante. Ele é rico em flavonoides e óleos essenciais que relaxam o corpo, diminuem o estresse e a ansiedade, gerando um efeito sedativo que é ótimo para quem tem dificuldade para dormir.
Capim-cidreira
É consumido principalmente na forma de chá, mas também pode ser utilizado no preparo de sucos, em pratos salgados e doces. As folhas são famosas pelas propriedades calmantes, além de serem capazes de estimular o funcionamento do sistema digestivo.
Flores
Violeta africana
Existem flores de várias cores, como brancas, róseas, roxas ou bicolores. O florescimento é contínuo o ano todo. A violeta é uma planta herbácea perene, de 15 a 20 cm de altura, com folhas aveludadas, carnosas, frágeis e bastante ornamentais.
Flor da fortuna
De origem africana, a flor da fortuna tem folhas resistentes ao calor e a escassez de água. Além disso, outro fator que diferencia a flor da fortuna crassulaceae das outras é a variedade de cores: tem laranja, amarelo, rosa, lilás e branco.